Você sabe o que são desertos alimentares?

A grande urbanização ocorrida nas últimas décadas na maior parte dos países do mundo resultou na formação de “desertos alimentares”, áreas em que o acesso a alimentos frescos e saudáveis (como frutas e verduras) é escasso. Em muitas cidades do mundo faltam além de feiras de produtores rurais, supermercados e outros locais para compras de alimentos perecíveis. Em contraposição pode haver abundância de minimercados que disponibilizam alimentos excessivamente processados, ricos em açúcar, sódio e gordura. 

Nos Estados Unidos, o departamento de agricultura acompanha permanentemente os locais onde estão os desertos alimentares do país. No Brasil não existe este monitoramento e não sabemos quantos municípios possuem precário acesso a frutas e verduras.

Em países da África a OMS estimula a população a combater o problema com hortas caseiras. As mesmas podem ser plantadas em vasos ou sacos, no telhado, na janela, nas ruas de cidades ou favelas. Em Los Angeles, o jardineiro Ron Finley resolveu ajudar a comunidade a derrotar o deserto alimentar em uma das áreas mais degradadas da cidade. Vale a pena assistir:

Lutar contra os desertos alimentares é condição para a melhoria da qualidade de vida da população, redução de doenças carenciais e também obesidade. para Outras ideias de combate aos desertos alimentares aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/