O consumo de iogurte pode ajudar a prevenir a diabetes mellitus

Lácteos não são todos iguais. Muitos estudos mostram que o exagero no consumo de leite e queijo associa-se a maior incidência de câncer de próstata, fígado e pulmão. Um dos motivos é que a composição de cada alimento é diferente. O iogurte é fermentado por bactérias benéficas que modulam a composição da microbiota intestinal, favorece o aumento de butirato e CLA, com efeitos antinflamatórios e anticancerígenos.

Mas não é qualquer iogurte que contém CLA. Precisa ser um iogurte integral, orgânico. Marcas light/diet, cheias de corantes, adoçantes e engrossados com farinhas não serão bons para a prevenção, nem para o tratamento do câncer. O ideal ainda é que o iogurte fosse produzido com leite A2A2, pois tem menor impacto em termos de aumento de marcadores inflamatórios, comparado ao leite A1A1, que contém beta-caseína e está mais associado a processos alérgicos.

Iogurte de boa qualidade favorece o controle do peso e da glicemia

Dois estudos publicados neste ano (um liderado por pesquisadores de Harvard, nos EUA e outro por pesquisadores de Cambridge, na Inglaterra) mostraram que o consumo de iogurte pode ajudar a prevenir a diabetes mellitus tipo 2. No estudo de Harvard foram acompanhados 200.000 indivíduos com idades entre 25 e 75 anos por 30 anos, sendo que aqueles que consumiam cerca de 300 gramas de iogurte diariamente tiveram menor incidência de diabetes. O mesmo não aconteceu com os que consumiram menos de 100 gramas do produto ou com os que consumiram leite e queijo.

No estudo de Cambridge os pesquisadores analisaram dados de um levantamento feito na Inglaterra e compararam os hábitos alimentares de 753 pessoas com diabetes tipo 2 aos de 3.500 indivíduos livres da doença. De acordo com a pesquisa, o consumo de quatro copos de 125 gramas de iogurte por semana reduziu o risco de diabetes tipo 2 em até 28%. Indivíduos que consumiam outros laticínios fermentados e com baixo teor de gordura, como queijo cottage, tiveram redução do risco em até 24%. Os autores não encontraram relação entre a redução do risco da doença e o consumo de laticínios com maior teor de gordura.

O principal fator protetor do iogurte parecem ser as bactérias probióticas, que competem com microorganismos patogênicos, desinflamando o tecido intestinal e fortalecendo a imunidade. Mas atenção, para maior efeito consuma as variedades sem açúcar ou com pouco açúcar e outros carboidratos simples adicionados. Você pode adicionar frutas em pedaço ou goji berry + aveia, linhaça, chia ou farelos para maiores benefícios.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/