Alimente-se como um nutricionista

- Alimente-se com maior frequência. Pessoas que pulam refeições tem quedas dos níveis de açúcar sanguíneos, o que causa cansaço, dor de cabeça e aumenta a compulsão alimentar. Planeje-se para consumir uma alimento rico em fibras e outro com proteína magra ou uma gordura saudável a cada refeição. Pode ser um pão integral com peito de peru magro ou um iogurte com granola ou torrada com guacamole...

- Coloque cores em seu prato. Frutas, verduras, feijão, nozes e castanhas possuem fitonutrientes responsáveis pela proteção contra doenças como o câncer, os problemas de coração e o diabetes. Como não existe nenhum alimento completo, varie ao máximo.

- Não coma demais. Você não precisa restringir seus alimentos favoritos, mas tente consumí-los sempre em pequenas quantidades. O mais importante é ter uma dieta variada, que forneça todos os nutrientes indispensáveis ao perfeito funcionamento do organismo. Orientais tem a filosofia de que devemos encher apenas 80% do estômago em cada refeição. E não é que eles vivem mais? Por isto, coloque no prato uma porção que seja adequada à seu organismo e a seu nível de atividade física e guarde o restante da comida na geladeira para a próxima refeição. Evite também comer assistindo à TV, digitando no computador, trabalhando. Horário da refeição é horário de prestar atenção à esta atividade. Assim você come e bebe menos e ainda descansa seu cérebro com relação a tantos estímulos simultâneos.

  • Tome chás. Você enche seu corpo de fitonutrientes protetores e com zero caloria!

  • Prefira alimentos naturais. Alimentos industrializados fornecem muito corante, conservantes, edulcorantes, emulsificantes, agrotóxicos... Dê preferência aos alimentos preparados em casa, a partir de ingredientes e condimentos naturais.

  • Mais importante do que uma dieta é um estilo de vida saudável. De que adianta emagrecer e voltar a engordar? De que adianta uma dieta que o deixe fraco ou deprimido. O melhor é adotar um estilo de vida saudável, que permita a manutenção do peso ideal ao longo da vida, e que também traga satisfação ao paladar.

A nutrição evoluiu muito desde que me formei em 1997. Atualmente trabalho com genômica nutricional.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/