Condroitina e Glucosamina para redução da dor articular

Condroitina e glucosamina são dois componentes importantes das cartilagens. A suplementação pode ajudar a diminuir dores articulares por isto é bastante utilizada como suplemento para atletas e no tratamento de artrite. Porém, um estudo dos Estados Unidos apontou que muitos suplementos não conseguem cumprir o que promete, principalmente por conta de fraudes na fabricação. Durante a análise dos produtos foi verificado que alguns continham apenas a metade da condroitina informada no rótulo, enquanto outros continham de 0 a 8%. No Brasil, não existem testes que mostrem o valor real de condroitina e glucosamina nos produtos comercializados.

Existem fitoterápicos com propriedades antiinflamatórias que podem contribuir para aliviar os sintomas da artrite reumatóide (AR), como Boswellia serrata, Gengibre, Suco de romã, Unha de gato, Ômega 3, Garra do diabo, Cúrcuma, Chá verde e preto (polifenóis e catequinas), Própolis (imunomodulador e antiinflamatório).

Pessoas com AR devem evitar alimentos que contenham solaninas, glicoalcalóide presente em alimentos como: batata, berinjela, tomate, pimentão, pimenta-chilli, pimenta do reino. As solaninas parecem piorar os sintomas de artrite reumatóide.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags