Alho, cebola e alho-poró contra a osteoartrite

Estudo inglês mostrou que componentes do alho, da cebola e do alho-poró são eficientes na proteção contra a osteoartrite, doença degenerativa e dolorosa das articulações. Atualmente não exitem tratamentos eficientes para o problema por isto a prevenção é fundamental. Indivíduos que consomem mais frutas e verduras, naturalmente ricos em antioxidantes estão mais protegidos. Alho, cebola e alho poró são especiais porque contém o compost dialil dissulfido que limita os danos causados às cartilagens. Controlar o peso também é fundamental já que indivíduos com excesso de peso ou obesos apresentam maior prevalência de degeneração das articulações.

Fonte: Frances MK Williams, Jane Skinner, Tim D Spector, Aedin Cassidy, Ian M Clark, Rose M Davidson, Alex J MacGregor. Dietary garlic and hip osteoarthritis: evidence of a protective effect and putative mechanism of actionBMC Musculoskeletal Disorders, 2010; 11 (1): 280.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/