Troque os cereais brancos por cereais integrais e reduz a gordura corporal

O acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal, é fator de risco importante para doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Por isto, dieta saudável e atividade física devem fazer parte da vida de todos. Uma medida fácil e que traz benefícios visíveis é a substituição dos cereais refinados pelos integrais. Isto serve para pães, arroz, biscoitos, macarrão. Você pode também diminuí-los adicionando aveia ou quinoa a sua dieta.

Esta mudança pode diminuir em 10% o volume de gordura intraabdominal, de acordo com estudos que examinou o padrão alimentar de 2.834 adultos com idades entre 32 e 83 anos (McKeown et al., 2010). Muitas pessoas possuem medo de consumir cereais mas na verdade eles contém muitos compostos benéficos e protetores (Wang et al., 2021).

Componentes bioativos naturais presentes em grãos integrais atuam contra distúrbios metabólicos por meio da modulação da biogênese mitocondrial e do metabolismo energético (Wang et al., 2021).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/