Suplementos para ansiedade

A ansiedade é uma reação natural ao medo, dúvida, insegurança, desconforto ou expectativa. Respirar de forma lenta e profunda, praticar atividade física, fazer yoga, tomar um chá de camomila, evitar pensamentos negativos, manter o foco no presente, fortalecer o autoconhecimento, buscar o apoio de pessoas de confiança são estratégias que ajudam a combater a ansiedade. E suplementos também!

Estudo divulgado no BioMed Central's open access Nutrition Journal, compilou 24 estudos envolvendo 2.000 pessoas e o uso de suplementos utilizados no tratamento da ansiedade, um problema muito comum, principalmente nas grandes cidades.  Não existe uma explicação ou tratamento únicos para a condição. Suplementos vem sendo propostos afim de dar suporte às terapias existentes com o objetivo de acalmar a mente ou melhorar o humor.

Mas será que os mesmos funcionam?

Na última década foram publicadas pesquisas envolvendo o uso da erva de São João, S-adenosil-metionina (SAME), vitaminas do complexo B, inositol, colina, ômega-3, valeriana, lavanda, melatonina, maracujá, ginkgo biloba, ácido gamaaminobutírico (GABA), teanina, triptofano e 5-hidroxitriptofano (5_HTP). Como vários destes estudos não foi feito de maneira sistemática, esta revisão concentrou-se no uso do kava kava, L-lisina, L-arginina, maracujá, erva de São João e magnésio. Os 4 primeiros mostraram resultados promissores. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas quanto ao uso da erva de São João e do magnésio na ansiedade.

Para definição de uso e dosagens de qualquer suplemento procure seu nutricionista. Para reduzir a ansiedade você também pode aumentar o consumo de açafrão. Fácil e barato.

Para saber mais sobre o açafrão ou sobre ansiedade clique nas Tags abaixo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/