Café (sem açúcar) pode diminuir risco de diabetes mellitus tipo 2

O café é uma ótima fonte de antioxidantes, mas não combina com todo mundo. Tem gente que bebe e fica bem, tem gente que bebe e fica pior. Tem gente que bebe e dorme e tem os que ficam com insônia. A genética influencia muito o metabolismo e tudo deve ser individualizado. Mas se você se dá bem com café vá em frente.

Novas evidências sugerem que o consumo de café pode prevenir diabetes tipo 2 e que a cafeína parece ser a responsável pelo efeito, o que me leva a pensar que chás que contenham cafeína, como o verde, preto, branco, podem ter o mesmo benefício. No estudo o consumo de café também diminuiu a pressão sanguínea e melhorou a sensibilidade à insulina. Como o estudo foi feito com ratos aguardamos experimentos em humanos até para definição de dosagens.

Café e doenças autoimunes

O diabetes tipo 2 é diferente do tipo 1 (que é autoimune). Enquanto o café até combina com algumas doenças autoimunes (colangites, esclerose múltipla, retocolite ulcerativa), não é boa ideia para outras (artrite reumatóide, diabetes tipo 1, espondilite anquilosante).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,