Troque o arroz branco pelo integral!

A angiotensina II é uma proteína que atua aumentando a pressão sanguínea. Sua importância é enorme na manutenção no equilíbrio do organismo já que os níveis pressóricos normais. A pressão muito baixa torna difícil ou mesmo impossível a irrigação dos tecidos com oxigênio e nutrientes. Daí a importância da angiotensina. Porém seu estímulo exagerado leva a pressão alta o que aumenta o risco de aterosclerose e problemas cardíacos, condição mais comum.  Em estudo apresentado na conferência anual de biologia experimental que acontece entre 24 e 28 de abril de 2010, pelos doutores Satoru Eguchi e Akira Takaguri, existe um composto no arroz integral que diminui a ação da angiotensina II. Os próximos estudos buscarão descobrir qual é o composto específico com este efeito. 

Estudo de Harvard mostrou ainda que o consumo de 5 ou mais porções de arroz branco por semana aumenta o risco de diabetes enquanto a substituição do alimento por pelo menos 2 porções de arroz integral diminui o risco desta doença em 16%. A pesquisa foi publicada no Archives of Internal Medicine, mostrando os dados do acompanhamento por 22 anos de profissionais de saúde. 

Após a análise dos material que incluía questões sobre dieta, estilo de vida e condições de saúde de 157.463 mulheres e 39.765 homens, foram documentados 5.500 casos de diabetes durante o período do estudo. Segundo os autores da pesquisa, a doença foi mais comum naqueles que consumiam arroz branco, que fumavam e que tinham história familiar de diabetes. Já o consumo de arroz integral mostrou-se benéfico reduzindo o risco da doença independentemente de outros fatores.

O arroz integral é fonte de fibras que retardam a absorção dos açúcares e que mantém a saúde do intestino. Também é fonte de vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e orizanol, este último um potente antioxidante. Mas lembre-se: para benefícios adicionais não podemos esquecer de outras fontes de fibras como frutas, verduras e outros grãos integrais que são fundamentais para o controle da fome, do peso, para a redução da absorção do colesterol.

Cream and Peach Feather and Brushstroke Quote Instagram Post Template-3.jpg

ARROZ DE ONTEM, SOLTINHO

Se você tem arroz de ontem na geladeira e vai esquentar no microondas fique atento à esta dica para deixá-lo soltinho e úmido, como novo: Para cada xícara de arroz que for esquentar, coloque por cima uma pedra de gelo. Leve ao microondas e aqueça. Antes de consumir deixe o arroz descansar ainda por 1 a 2 minutos para que absorva bem a umidade.

Para mais dicas acesse meu canal no YouTube.

TABELA DE ÍNDICE GLICÊMICO E CARGA GLICÊMICA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/