Linhaça diminui colesterol em homens

Estudo da Universidade de Iowa, nos EUA,  mostrou que o uso da linhaça na dieta de homens reduz o colesterol, sem o uso de medicamentos. A Dra. Suzanne Hendrich, analisou os efeitos do consumo de linhaça em 90 indivíduos com colesterol aumentado. A linhaça é rica em lignanas, substância capaz de sequestrar o colesterol. Os dados do estudo mostraram uma redução de 10% nos níveis plasmáticos após 3 meses de consumo. No caso foi administrada 150mg ao dia, o equivalente a 3 colheres de sopa. Porém, o estudo não evidenciou o mesmo resultado em mulheres pós menopausa, o que mostra a necessidade de mais estudos. 

Vegetarianos também podem ter colesterol alto

Apesar das dietas a base de plantas serem mais ricas em fibras, antioxidantes e pobres em colesterol, vegetarianos podem também ter colesterol alto. Um dos motivos é a disbiose intestinal. Quando bactérias ruins proliferam-se, aumentam a produção de endotoxinas. Ao serem absorvidas pelo intestino, chegam ao fígado, desregulando-o. Neste momento o fígado passa a produzir mais colesterol.

Muitos vegetarianos possuem uma dieta excessivamente industrializada. Não comem carne, mas comem substitutos industrializados, ricos em corantes, conservantes, açúcar ou gordura de qualidade duvidosa. Muitos medicamentos, como anticoncepcionais, antidepressivos, antiinflamatórios prejudicam o intestino. Fora isso, a ansiedade e o estresse excessivo também estão entre as causas de disbiose. A saúde depende de cuidados globais, de corpo e mente. Além de cuidar da dieta adote práticas integrativas como yoga e meditação.

PRECISA DE AJUDA?

MARQUE AQUI SUA CONSULTA NUTRICIONAL ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/