Viva mais consumindo quantidades adequadas de cálcio

Pesquisadores suecos demonstraram que indivíduos com uma alimentação mais rica em cálcio temmenos de chance de morrer do que indivíduos com baixas ingestões dietéticas. Os dados publicados este mês no American Journal of Epidemiology, foram compilados após a avaliação do histórico de doenças de 23.000 homens, por 10 anos. Neste período 2.358 faleceram sendo que os que consumiam menos cálcio tinham 25% mais chance de morrer por qualquer causa e 23% mais chance de morrer por doenças cardiovasculares. É sabido que ingestões suficientes de cálcio são essenciais para o controle da pressão arterial, do colesterol e até dos níveis de açúcar no sangue.

O mais interessante no estudo foi que os indivíduos receberam a proteção consumindo alimentos e não suplementos (Kaluza et al., 2010). Este é o ideal já que a suplementação excessiva na verdade aumenta o risco de doenças cardiovasculares e a mortalidade (Reid, Gamble & Bolland, 2016Reid, Birstow & Bolland, 2017). Boas fontes de cálcio incluem laticínios, cereais integrais, sementes e vegetais verde escuros.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/