Gordinho aos 20? Cuidado com as próximas décadas!

Se você está acima do peso comece a se cuidar. E se você acha que porque é jovem não ha necessidade disso, comece a repensar tudo. Indivíduos obesos e diabéticos aos 20 anos correm sério risco de enfartar ou terem um derrame se não forem realizadas mudanças de estilo de vida. Se você é homem e sua pressão está acima de 136/88 o risco é maior ainda. A circunferência da cintura aumentada em apenas 5cm acima do esperado eleva a mortalidade em 17% para homens e 13% para mulheres. Juntos com o aumento da pressão arterial e da gordura abdominal geralmente observa-se níveis de triglicerídeos plasmáticos acima de 150mg/dL, colesterol HDL diminuído e resistência à insulina. A soma de todas estas condições é uma fórmula bombástica. Por isto, reduzir o peso é a primeira medida a ser tomada. A redução de 2,3 a 5 kg já trás benefícios enormes como aumento da disposição e diminuição da pressão sanguínea.

Cortar o açúcar presente nos doces, na farinha refinada e nos seus derivados, assim como o xarope de milho (presente principalmente nos refrigerantes) é muito importante neste processo já que os mesmos enganam o organismo deixando-o sempre faminto. Além disso, o xarope de milho promove a obesidade abdominal. Não esqueça de juntamente às alterações dietética consultar seu médico para um checkup que o possibilite iniciar uma atividade física com segurança. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/