A salada pode salvar sua vida!

As palavras da sua mãe ("Coma a salada") ainda ecoam em sua mente? Bom, ela está certíssima, os vegetais não só fornecem vitaminas e minerais, mas também clorofila. De acordo com pesquisadores uma pequena dose deste composto ou da clorofilina - encontrada principalmente em vegetais verde escuros, como espinafre, brócolis, rúcula, agrião - pode reverter o efeito da intoxicação por aflatoxinas, salvando sua vida. A aflatoxina é uma micotoxina potente e potencialmente carcinogênica (principalmente a AFB1) encontrada em fungos.

Alimentos propensos à contaminação incluem sementes, castanhas, amendoins e leite. Os doutores Graham Bench e Ken Turteltaub em conjunto com pesquisadores da Universidade do estado de Oregon, nos EUA e com a indústria Cephalon Inc., conseguiram  demonstrar o efeito protetor dos vegetais após a inoculação em voluntários humanos com aflatoxina. Após a inoculação um dos grupos fazia refeições normais enquanto os outros ainda recebiam cápsulas de clorofila e clorofilina. Os grupos ingerindo os suplementos impediram a absorção da aflatoxina, o que foi comprovado pela menor concentração do composto no plasma e urina.

Consuma pelo menos 400g de frutas e verduras ao dia!

Nosso cérebro precisa muito de vitamina B9. Os vegetais verde escuros fornecem ainda magnésio, carotenóides, vitamina C, vitamina E, fibras, vitamina K, potássio, cálcio, ferro, luteína e zeaxantina. Está tudo caro? Aproveite ao máximo aos alimentos. Coma as hiper nutritivas folha de beterraba, folha de rabanete, folha de couve-flor, folha da cenoura... Talvez você nunca tenha visto estas folhas pois geralmente são cortadas e jogadas fora. Vá à feira e peça para o feirante.

Corte-as fininhas como faria com a couve da feijoada, coloque na frigideira com um pouquinho de água, tampe a frigideira, e abafe. Cozinhe em fogo médio para baixo. Folhas abafadas são ótimas para a saúde. Quando for comer, coloque um pouquinho de limão para facilitar a absorção do ferro. Depois tempere a gosto (azeite de oliva, óleo de gergelim, de chia, de linhaça, de girassol extra virgem, sal...). Cozinha bem rapidinho, 2 a 3 minutinhos. O sabor amargo é derivado de substâncias contendo enxofre que ajudam o fígado a eliminar toxinas.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Para saber mais: 

Jubert, Carole, Mata, John, Bench, Graham, Dashwood, Roderick, Pereira, Cliff, Tracewell, William, Turteltaub, Kenneth, Williams, David, Bailey, George. Effects of Chlorophyll and Chlorophyllin on Low-Dose Aflatoxin B1 Pharmacokinetics in Human Volunteers. Cancer Prev Res 2009 2: 1015-1022.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/