Sem abusar dos suplementos

Já falei de alguns estudos parecidos este ano, mas as evidências são grandes e as pesquisas saem uma atrás da outra. Agora o foco é na vitamina A que, lógico, não pode faltar em nosso organismo. A mesma desempenha funções essenciais na produção de energia, no combate aos radicais livres, no desenvolvimento do feto, no bom funcionamento da visão, além de nos proteger contra infecções. Estudos mais recentes mostram que a vitamina A é essencial para a bom performance metabólica das mitocôndrias (nossa usina energética, onde a maior parte do ATP produzido). De acordo com um estudo publicado última quarta feira (07/10/2009) quando há falta ou excesso de vitamina A, a mitocôndria não funciona apropriadamente, diminuindo a eficiência de todos os órgãos. Assim, de acordo com os autores, o uso de muitos suplementos ou alimentos fortificados com vitamina A pode ter efeitos muito negativos, e até letais.

Artigo: Rebeca Acin-Perez, Beatrice Hoyos, Feng Zhao, Valerie Vinogradov, Donald A. Fischman, Robert A. Harris, Michael Leitges, Nuttaporn Wongsiriroj, William S. Blaner, Giovanni Manfredi, and Ulrich Hammerling. Control of oxidative phosphorylation by vitamin A illuminates a fundamental role in mitochondrial energy homoeostasis.The FASEB Journal, 7/10/2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/