Abuso de álcool, obesidade e depressão em mulheres

A partir de dados coletados de 776 indivíduos aos 24, 27 e 30 anos de idade, um time de pesquisadores da Universidade de Washington mostrou que abuso de álcool, obesidade e depressão são condições interrelacionadas em mulheres. A proporção de indivíduos com os 3 problemas em uma mesma idade foi pequena porém quando uma condição estava presente uma outra poderia aparecer ou substituir a anterior em idades subsequentes.

Já homens tendem a ficar com um problema só ao longo de suas vidas. O estudo mostrou que mulheres com história de abuso de bebidas alcoólicas aos 24 anos tinham 3 vezes mais chances de se tornarem obesas aos 27. E que as obesas aos 27 tinham o dobro de chances de desenvolverem depressão aos 30 anos. Já as deprimidas aos 27 tinham um risco maior de desenvolver abuso de álcool aos 30.

A mensagem da pesquisa é que intervenções devem ser iniciadas o quanto antes e devem incluir estratégias de combate ao estresse, atividade física, acompanhamento nutricional, psicológico e psiquiátrico, se necessário.

A psicoterapia também ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags