Aleitamento materno melhora a composição corporal das crianças

Vários estudos já mostraram que o ambiente é um fator importante no desenvolvimento da obesidade infantil. Agora, um estudo utilizando absormetria de raios X de dupla energia (DEXA) mostrou que quanto maior o tempo em que as crianças são amamentadas melhor é a composição corporal das mesmas, com mais músculos e menos gordura. O estudo também mostrou que a composição foi melhor quanto mais nutritiva era a alimentação complementar. A mesma é definida como a alimentação no período em que outros alimentos ou líquidos são oferecidos à criança, em adição ao leite materno.

Alimento complementar é qualquer alimento dado durante o período de alimentação complementar e que não seja leite materno. No estudo em questão, quanto mais rica em frutas, verduras e alimentos preparados em casa maior era o percentual de massa magra aos 4 anos de vida. Aprenda como introduzir a alimentação complementar de seu bebê no curso online.

Artigo citado:

Robinson et al. Variations in infant feeding practice are associated with body composition in childhood: a prospective cohort studyJournal of Clinical Endocrinology & Metabolism, August 2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/