Dietas não são todas iguais...

Se você já tentou emagrecer deve saber que as dietas não são todas iguais e que nem tudo o que funcionou com um colega funcionará com você. Para botar mais lenha na fogueira uma pesquisa publicada este mês no Journal of Nutrition,  por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA mostrou que dietas com mais proteínas são mais eficientes na perda de peso e na redução dos triglicerídeos sanguíneos. Durante o estudo, 130 indivíduos foram acompanhados durante 12 meses (4 meses de dieta + 8 meses de manutenção). Os mesmos foram divididos em 2 grupos que seguiram dietas com o mesmo valor calórico porém com quantidades diferentes de proteínas (30% x 15%).

Apesar de as pessoas de ambos os grupos terem perdido quantidades similares de peso, os indivíduos do primeiro grupo (que consumiram o dobro de proteínas), melhoraram a composição corporal - perderam 22% mais gordura do que os membros do segundo grupo). Além disto no primeiro grupo houve uma maior redução dos triglicerídeos plasmáticos, o que foi muito interessante visto que pessoas com hipergliceridemia estão até 4 vezes mais propensas a morrerem devido a doenças cardiovasculares. O estudo também mostrou a importância dos acompanhamentos e das consultas com os nutricionistas. Durante os 12 meses os encontros eram semanais, nos quais eram feitas pesagens e esclarecimentos sobre a alimentação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/