Posso comer ovo? Ovo faz bem ou mal?

Esta é uma dúvida bem comum, volta e-mail recebo algum e-mail sobre este assunto. O legal é quem muitos estudos vem desmistificando este alimento que foi por décadas apregoado como o grande responsável pelo aumento de colesterol na população. Apesar de muitos estudos mostrarem que o que aumenta mesmo o colesterol sanguíneo é o alto consumo de gorduras saturadas e gorduras trans muita gente ainda fica com medo de consumir o alimento. Se tiver dúvidas, calcule seus índices de saúde cardiovascular:

Benefícios dos ovos

O ovo é rico em colina, nutriente que evita a elevação da homocisteína, um dos marcadores de doença cardiovascular. Para ficar ainda mais protegido, adicione açafrão ao seus ovos. O açafrão previne a oxidação do colesterol e possui propriedades antiinflamatórias importantes.

Este mês mais um estudo de revisão publicado mostrou ainda que a proteína do ovo contribui para o ganho de força muscular, satisfaz a fome (ajudando no controle do peso, especialmente se consumido pela manhã) e fornece energia para o exercício físico já que é ótima fonte do aminoácido essencial leucina.

Outros benefícios do ovo

  • Não causa hiperinsulinemia ou hipoglicemia;

  • Rico em tiamina, riboflavina, ácido fólico, B12, B6 (todas essenciais para a produção de energia);

  • Um único ovo fornece 6 gramas de proteína de alto valor biológico (13% da necessidade diária);

  • Mais barato que a carne.

Lembre que existem muitas pessoas que não comem muita carne ou ovos e também estão com o colesterol alto. Os exames de colesterol, HDL e LDL podem apresentar alterações por um processo de disbiose onde há absorção de endotoxinas ou até mesmo por situações de estresse. O cuidado deve ser integral!

Fonte: Layman, D.K.; Rodriguez, N.R. Egg Protein as a Source of Power, Strength and Energy. Nutr Today 44(1), pp43-48, Jan/Feb 2009.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/