Projeto brasileiro poderá servir de modelo nos Estados Unidos

O Programa Academia da Cidade, implantado em 2002 pela Secretaria de Saúde do Recife, como uma política de promoção à saúde, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável poderá ser adotado nos EUA.

O projeto oferece atividades gratuitas para pessoas de todas as idades incluindo aulas de ginástica e dança, palestras relacionadas a temas sociais e de saúde, atendimento mensal a mais de 30.000 usuários com serviços de avaliações física e nutricional, prescrição de exercícios e orientação nutricional a hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas dentre outros.

O programa aumentou enormemente a prática de atividade física na comunidade e um grupo de pesquisadores dos EUA, incluindo o Ph.D. Ross C. Brownson, da Universidade de Washington acreditam que o modelo poderia funcionar em outros países também. A análise do programa, que também envolveu pesquisadores brasileiros, das Universidades de São Paulo e Pelotas, da Secretaria de Saúde de Recife e do Ministério da Saúde foi publicado na edição de janeiro do American Journal of Public Health. Deveria ser também implantado em outras cidades do Brasil. Cobre do seu prefeito!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags