Fim da gordura trans nos alimentos industrializados

De acordo com notícia publicada no Diário da Saúde o Brasil deverá estar livre da gordura trans nos alimentos industrializados até o final de 2010. É o que estabelece um acordo fechado entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

As gorduras trans tem sido utilizada há décadas pela indústria para deixar os alimentos mais saborosos e resistentes. Entretanto, a mesma tem vários inconvenientes já que aumenta os níveis de "colesterol ruim" (LDL) no organismo, sendo um fator de risco importante para problemas cardiovasculares.

A medida já é seguida por outros países como o Canadá e alguns estados do EUA (como NY, Philadelphia e Califórnia). Muitos grupos na internet dedicam-se a conscientizar as pessoas sobre os riscos das gorduras trans e a mobilizar parlamentares afim de banir as mesmas das indústrias.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/