Antes da cirurgia plástica visite seu nutricionista

Cirurgias de grande porte, estéticas ou não, exigem que o corpo esteja bem preparado, com estoques de nutrientes importantes para que a cicatrização ocorra de forma adequada e para que as complicações sejam minimizadas. Cirurgias que acarretam em grande perda de peso (lipoaspiração ou reconstituição após cirurgia de redução de estômago) deveriam ser programadas após o tratamento nutricional afim de corrigir possíveis deficiências protéicas, de vitaminas e minerais.

Um estudo publicado na edição de dezembro da revista oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, a Plastic and Reconstructive Surgery, mostrou que o consumo prévio de suplementos é vital para correços cirúrgicas eficientes. Isto porque muitas incisões profundas são feitas e a suplementação com nutrientes essenciais realmente melhora a recuperação pós-cirúrgica. Estudos mostram que o risco de complicações aumenta de 19% para 66% se as deficiências de nutrientes não são corrigidas. Os nutrientes mais importantes para a boa cicatrização são proteínas, vitamina A, complexo B, vitamina C, arginina, glutamina, ferro, zinco e selênio. Os mesmos também estão associados a um menor risco de trombose.

Quer marcar sua consulta de nutrição? Envie uma mensagem! 

Saiba mais sobre o tema no curso online: Nutrição & Estética

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/