Antioxidantes diminuem os efeitos da intoxicação por chumbo

A estudo da Universidade Complutense de Madrid (UCM) provou que a administração de antioxidades naturais reduz os efeitos da intoxicação por chumbo em animais. O estudo também sugere que o mesmo pode se aplicar para seres humanos. O estudo publicado na revista Food and Chemical Toxicology, mostra que a intoxicação por chumbo aumenta a produção de radicais livres que podem destruir os tecidos. Porém os antioxidantes podem reverter este processo e restabelecer o equilíbrio do organismo. Os resultados do estudo ainda são preliminares mas podem ser o início de um novo tratamento para o problema.

O experimento foi realizado com camundongos em fase de gestação. O grupo controle recebeu água, a água do segundo grupo foi contaminada com chumbo, a do terceiro grupo com chumbo e tratada com antioxidantes (zinco, vitaminas A,C, E e B6) e o quarto grupo recebeu água não contaminada e o mesmo suplemento antioxidante. O grupo que foi contaminado e tratado com antioxidantes quase seguindo os níveis do grupo controle. Os sintomas da intoxicação por chumbo variam de anemia, irritabilidade, dores de cabeça, dificuldades motoras e perda de peso. Os danos são maiores quanto mais novos os indivíduos.

Durante a gestação o chumbo pode atravessar a placenta e acumular nos tecidos do embrião, incluindo o cérebro podendo causar danos permanentes, atrasos no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e auditivos, problemas de memória e agressividade.
O chumbo pode contaminar o nosso organismo de diversas formas. Está presente em ligas metálicas, corantes, medicamentos de uso tópicos, tintas anti ferruginosas, agrotóxicos, baterias, no ar poluído pela indústria, soldas de latas de alimentos, tintas para cabelos. O fígado e os rins de animais contaminados contém altas concentrações de chumbo.
Como não podemos fugir de todas as formas de contaminação, principalmente da contaminação ambiental devemos nos alimentar de forma saudável e com alimentos ricos em antioxidantes, especialmente frutas e hortaliças, preferencialmente cultivados sem agrotóxicos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/