A quantidade ideal de chocolate

A inflamação crônica representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e derrame. Por isto, manter o processo inflamatório sobre controle é uma importante estratégia de prevenção de doenças.

Pesquisa mostrou que o consumo de 6,7 gramas de chocolate com alto teor de cacau (1 quadradinho só!), duas ou três vezes por semana  é a quantidade ideal para prevenir inflamações e doenças cardiovasculares em adultos.  

É importante lembrar que os indivíduos do estudo com menores níveis do marcador inflamatório (proteína C reativa) consumiam pequenas quantidades do chocolate amargo, aquele com menos açúcar e mais cacau, rico em flavonóides (di Giuseppe et al., 2008).  

E o chocolate ao leite? Este não tem o mesmo efeito. Pesquisas anteriores mostraram que o leite interfere com a absorção das substâncias antioxidantes do cacau. Que outra atitudes antioxidantes são fundamentais para uma vida saudável? Consumir pelo menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente, adicionar ervas e condimentos naturais em seu prato, praticar atividade física moderada, não fumar e aprender a administrar bem o estresse.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags