Idosos com dietas restritas em calorias precisam se exercitar mais para minimizar a perda de massa muscular

Idosos sedentários e com excesso de peso estão em maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Para melhorar a qualidade de vida recomenda-se a associação entre atividade física e alimentação saudável. Os que, além da dieta balanceada, praticam exercícios físicos de forma regular conseguem perder mais gordura do que aqueles que apenas controlam a alimentação porém não se exercitam.  Além disso, mantém a massa magra por mais tempo.

Para os idosos que estão fazendo dietas para emagrecimento a atividade física é ainda mais importante. Estudo publicado no J. of Applied Physiology mostrou que idosos que não se exercitam acabam perdendo muita massa muscular e, isto interfere diretamente na capacidade dos mesmos realizarem atividades simples do dia-a-dia (Amati et al., 2008).

Apesar da sarcopenia fazer parte do processo fisiológico do envelhecimento o estilo de vida saudável pode retardar o processo. O termo Sarcopenia, deriva do grego (sarkpenia – sark=carne /penia=perda) e diz respeito à perda de massa muscular levando, como conseqüência, à uma diminuição da sua função.

O processo é mais marcante após a 4ª e 5ª décadas da vida, sendo um processo multifatorial. Diversos fatores estão ligados a este evento, podendo ser citados a queda na produção hormonal, dietas hipocalóricas ou restritas em proteínas, o sedentarismo, além de co-morbidades desencadeadas por doenças como diabetes, hipotireoidismo, erros do metabolismo, doenças de má absorção ou doenças imunológicas.

A prescrição de exercícios adequados para cada idoso ocorre após avaliação cardiológica e física. Já a prescrição dietética acontece após a avaliação do estado nutricional do idoso. Para individualização busque profissionais de saúde qualificados.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!