Cogumelos na alimentação

Uma pesquisa liderada pelo Dr. Lawrence Cheskin, diretor do Centro de Controle de peso John Hopkins, nos EUA, sugere que a substituição parcial de alimentos como a carne por cogumelos é uma ótima estratégia para a prevenção da obesidade. Isto porque os cogumelos comestíveis são pouco calóricos porém ricos em nutrientes. No estudo os participantes podiam consumir alimentos calóricos como lasanha escolhendo a variedade com carne ou com cogumelos.

O grupo que consumiu os alimentos com cogumelos ingeriram menos calorias porém sentiram-se tão saciados quanto o grupo que consumiu as preparações com a carne. Como os cogumelos são saborosos os integrantes não sentiram a necessidade de compensar a falta da carne com outras refeições. O emagrecimento ocorre pois os cogumelos não contém gordura e colesterol. Além disso os mesmos fornecem mais vitamina D (essencial para a boa absorção de cálcio), selênio (nutriente antioxidante), vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina e ácido pantotênico, substâncias que auxiliam na quebra de proteínas, gorduras e carboidratos.

Polissacarídeos presentes nos cogumelos também protegem fígado, rins e pâncreas contra a peroxidação lipídica, contribuindo para a redução do risco de problemas nestes órgãos e também de diabetes.

O consumo regular de cogumelos pode ser uma das suas estratégias para a proteção contra o estresse oxidativo e a prevenção de doenças.

Para saber mais:

CHESKIN LJ, DAVIS LM, LIPSKY LM.; et al. Lack of energy compensation over 4 days when white button mushrooms are substituted for beef. Appetite. 2008:51;50-57.

LIU, M.; SONG, X.; ZHANG, C.; et al. Protective effects on liver, kidney and pancreas of enzymatic - and acidic- hydrolysis of polysaccharides by spent mushroom compost (Hypsizigus marmoreus). Sci Rep; 7:43212,2017.

DAI, X.; STANIKA, J.M.; ROWE, C.A. et al. Consuming Lentinula edodes (Shiitake) mushrooms daily improves human immunity: a randomized dietary intervention in healthy young adults. J Am Coll Nutr; 34(6):478-87,2015.

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/