Crianças com fígado gorduroso?

Quem assistiu o filme A dieta do Palhaço lembra que após vários dias sucessivos comendo apenas na cadeia McDonalds lembra que o diretor e ator Morgan Spurlock desenvolveu uma condição denominada esteatose hepática, que nada mais é do que um acúmulo de gordura no fígado. Este acúmulo de gordura é prejudicial ao organismo já que pode evoluir para cirrose, falha hepática e aumentar o risco de diabetes, aumento da pressão e do colesterol sanguíneos, todos estes ligados a problemas cardiovasculares.

As crianças também são afetadas pelo problema. Nos Estados Unidos, mais de 6 milhões de crianças, ou 10% da população infantil, nos Estados Unidos tem a condição conhecida como esteatose hepática não alcoólica. Destas crianças, 80% está acima do peso e aproximadamente 5% destas desenvolverão estágios avançados da doença, podendo requerer inclusive o transplante de fígado para assegurar a sobrevivência.

De acordo com estudo publicado na edição 118 deste mês, observou-se que crianças e adolescentes com esteatose hepática possuem níveis maiores de glicemia (açúcar no sangue), insulina, colesterol total, Colesterol LDL ("mau colesterol"), triglicerídeos e pressão sanguínea, e menor nível de HDL ("colesterol bom") quando comparados a indivíduos da mesma idade sem a condição.

Não existe tratamento medicamentoso para a condição. Por isto, o que funciona mesmo são as modificações de estilo de vida como dieta saudável, com pouca gordura ruim e aumento da atividade física. Isto também vale para a prevenção.

Para Saber Mais: Jeffrey B. Schwimmer; Perrie E. Pardee; Joel E. Lavine; Aaron K. Blumkin; Stephen Cook. Cardiovascular Risk Factors and the Metabolic Syndrome in Pediatric Nonalcoholic Fatty Liver Disease. Circulation, Jul 2008; 118: 277 - 283.

Lustig (2013). Fructose: it's "alcohol without the buzz". Advances in Nutrition. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3649103/

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/