Licopeno é tão eficiente quanto medicamentos para a saúde das artérias

Suplementos de licopeno, o pigmento antioxidante encontrado em alimentos como tomate, melancia e goiaba parece ser tão eficiênte na redução da formação de placas nas artérias quanto as estatinas. Os estudos foram feitos em animais (coelhos) e publicados na revista científica Nutrition. Caso possam ser replicados em humanos, serão um grande aliado na prevenção da aterosclerose.
Min-Yu Hu e colaboradores da Universidade Central South em Changsha, na China dividiram 40 ratos machos e adultos em 5 grupos que consumiram dietas padrão, rica em gordura, rica em gordura adicionada de 4 ou 12 mg/kg de licopeno, ou dieta rica em gordura com 10 mg/kg do medicamento fluvastatina. As doses de licopeno nos animais foram altas visto que os mesmos não absorvem bem o pigmento. Ao final das 8 semanas de estudo, os animais alimentados com a dieta rica em gordura tiveram um aumento nas concentrações de LDL-c, triglicerídeos, malonaldeído e interleucina-1. Contudo, animais que consumiram dietas ricas em gordura suplementadas com licopeno ou fluvastatina tiveram melhoria nestes biomarcadores sendo que a melhoria foi maior naqueles animais que consumiram licopeno.

Para saber mais: M.-Y. Hu, Y.-L. Li, C.-H. Jiang, Z.-Q. Liu, S.-L. Qu, Y.-M. Huang "Comparison of lycopene and fluvastatin effects on atherosclerosis induced by a high-fat diet in rabbits". Nutrition. Published online ahead of print, 30 June 2008, doi: 10.1016/j.nut.2008.05.006.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/