Aterosclerose na Infância e na adolescência

As manifestações clínicas da doença arterial coronariana surgem, em geral, na idade adulta. Entretanto, antes que as manifestações ou complicações apareçam, um longo caminho, que se inicia na infância, é percorrido. Os fatores de risco mais importantes para as doenças do coração são o aumento do colesterol e dos triglicerídeos. Esta elevação, por incrível que pareça, tem se tornado comum em crianças e adolescentes, contribuindo para casos cada vez mais precoces de doenças coronarianas.

Um estudo publicado na revista paulista de pediatria, envolvendo indivíduos com idades entre 2 e 19 anos, atendidos no hospital das clínicas em Campinas, mostrou grande elevação do colesterol total, LDL-c e triglicerídeos nesta população. Este estudo demonstra como o estilo de vida sedentário e a alimentação inadequada e o excesso de peso, podem contribuir para um desenvolvimento precoce de problemas de saúde. Ou seja, a prevenção continua sendo a melhor arma para se combater obesidade, diabetes e doenças do coração.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/