Anatomia e tipos de ovos de galinha

O ovo é um corpo unicelular, formado no ovário ou oviduto. É composto por 14 partes:

Este ótimo alimento é fonte de proteína, vitamina B2, gordura, vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, cálcio, ferro, enxofre e lecitina (esta favorece o metabolismo do colesterol).

O tamanho e o peso do ovo podem variar bem como a cor da casca. O ovo de galinha possui uma classificação comercial:

- Seleto: 60 gramas ou mais. Ótima qualidade

- Extra: 55 a 60 gramas. Ótima qualidade.

- Especial: peso mínimo de 48 gramas, casca forte, sem deformação, homogênea, íntegra, limpa, gema translúcida, firme, consistente, sem manchas.

- Comum: peso mínimo de 35 gramas, mesmas qualidades anteriores, bem mantidas.

- Fabrico: não se enquadra nas características anteriores, mas ainda está em boas condições de uso para confeitaria e indústria.

Para saber mais sobre o ovo e sua saúde clique aqui.

Lenda dos ovos de Santa Clara

Em Portugal uma superstição comum das mulheres que vão casar envolve levar ovos ao convento de Santa Clara. De acordo com a lenta, isto garante bom tempo e muito sol no dia do Casamento.

Santa Clara era conhecida por fazer muitos doces e bolos com claras de ovos. Reza a lenda que um dia as galinhas do Convento onde estava Santa Clara deixaram de dar ovos. Nesta época bateram à porta um grupo de pessoas com galinhas que procuravam abrigo pois a aldeia deles tinha sido inundada com tanta chuva que não parava de cair. Ofereceram ovos às Irmãs em troca de abrigo. E foi aí que Santa Clara rezou e fez parar a chuva na aldeia dos seus hóspedes.

Situado na cidade de Vila do Conde, em Portugal, atualmente o convento está desativado e será transformado em um hotel de luxo. Mas as oferendas podem ser feitas na igreja de Santa Clara, no Porto.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags