CLA: suplemento é estudado para o combate à obesidade

12986_2014_636_Fig2_HTML.jpg

Suplementos de CLA (ácido linoléico conjugado) não só parecem ajudar a perda de peso em adultos mas também em crianças obesas. De acordo com estudo publicado no Jornal de Nutrição, porquinhos que ingeriram CLA ganharam 50% menos gordura do que aqueles que não ingeriram o suplemento. Os resultados promissores, se repetidos em crianças humanas pode oferecer uma interessante rota na batalha contra a obesidade infantil (Corl et al., 2008).

Estes resultados não são automaticamente extrapoláveis para humanos. Além disso, como as evidências científica atuais não comprovam a segurança de uso e a eficácia do produto, a ANVISA  não recomenda o mesmo no Brasil.

Sempre antes de suplementar converse com um nutricionista. No caso do CLA efeitos indesejados também podem surgir, como mostrado na figura (Benjamin et al., 2015).

PS: O CLA também é vendido com os nomes de CL ou LA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/