Deixar de fumar engorda?

O tabagismo é responsável por muitas doenças incluindo bronquite e enfisema; câncer de pulmão, laringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero; infarto do coração; derrame cerebral e úlceras no estômago. Mesmo assim muitas pessoas relutam em deixar o hábito - ou vício.

Uma das causas é o receio de engordar ao parar de fumar. Será que isto pode mesmo acontecer? Sim. A nicotina mascara a fome e afeta o olfato e o paladar fazendo com que os alimentos tornam-se menos apetitosos, assim muitos fumantes são mais magros que os não fumantes. Porém, embora possam pesar menos, a distribuição de gordura corporal é afetada, por isto a medida da cintura dos fumantes tende a ser maior que a dos não fumantes!

Lembre-se que o acúmulo de gordura na região abdominal é muito prejudicial ao nosso organismo por isto ao deixar de fumar você não só ganhará saúde mas também um corpo mais harmonioso. Para prevenir o ganho de peso adote uma alimentação saudável e ajuste a atividade física à sua rotina, assim você queimará mais calorias e diminuirá a ansiedade.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags