Dieta rica em proteína e emagrecimento

Dois estudos, publicados no American Journal of Clinical Nutrition, demonstram que uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos é eficiente para controlar a fome e produzir perda de peso, pelo menos a curto prazo. A dieta rica em proteínas cria uma situação de acúmulo de corpos cetônicos em 1 ou 2 dias após o início da dieta. Os corpos cetônicos suprimem o apetite. e isto é um fator importante para a adesão à uma alimentação com poucas calorias.

É importante porém, selecionar as fontes de proteína pois muitos produtos ricos em proteínas são também ricos em gordura saturada. Além disso, já está comprovado que uma dieta rica em fibras e fitoquímicos pode proteger nosso organismo contra diversas condições como vários tipos de câncer, diabetes, hipertensão e ataques cardíacos. Contudo fibras e fitoquímicos são encontrados em alimentos ricos em carboidratos como frutas, hortaliças e cereais integrais. Por isto, para mim, uma dieta equilibrada contendo os diversos grupos de alimentos ainda é uma opção mais eficiente a longo prazo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/