Obesidade na gestação

Mulheres grávidas que estão acima do peso ou obesas são mais propensas a dar à luz a bebês mais pesados e o risco deste bebê se tornar obeso é quase 9 vezes maior do que o de crianças que não nascem com excesso de peso. O peso do bebê se correlaciona mais com o da mãe do que com o do pai, mostrando que além das influências genéticas existe também a influência do ambiente intra-uterino.

Em um estudo recente com camundongos, os pesquisadores demonstraram que mesmo quando os animais nascem com um peso adequado, aqueles de gestantes obesas engordam mais do que os nascidos de gestantes com peso normal, quando submetidos à uma dieta hipercalórica.

Para ler o estudo na íntegra:

O acompanhamento nutricional na gestação é portanto muito importante tanto para a saúde do bebê quanto para a saúde da mãe.

Suplementação para um bebê saudável

A suplementação na gravidez varia para cada mulher e deve ser prescrita e avaliada durante a consulta, a partir da anamnese, resultado de exames, sinais e sintomas. Mas, de forma geral, a mulher deverá utilizar vitamina D, metilfolato, ômega-3, probióticos e um suplemento multivitamínico específico para esta fase da vida. Muitas mulheres também beneficiam-se do uso da melatonina.

Moro hoje fora do Brasil mas se desejar pode marcar comigo uma consultoria online.

Obesity at Conception Programs Obesity in the Offspring." It was conducted by the research team of Kartik Shankar, Amanda Harrell, Xiaoli Liu, Janet M. Gilchrist, Martin J.J. Ronis and Thomas M. Badger, all of the Arkansas Children's Nutrition Center, Little Rock, AR. Their findings appear in the online edition of the American Journal of Physiology -- Regulatory, Integrative and Comparative Physiology (doi:10.1152/ajpregu.00316.2007).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/