Resoluções de ano novo

Olá pessoal! 2008 está chegando e desejo uma ótima virada para todos. Viajo este final de semana e só volto no dia 3 de janeiro por isto o blog ficará sem atualizações até lá. Vocês não iam ler mesmo, não é?. Até lá divirtam-se e façam suas resoluções de ano novo. Desta vez pense nelas com carinho para poder cumprí-las. Uma das dicas é não fazer resoluções muito drásticas. Mudanças sempre são difíceis por isto devem ser feitas lentamente. Moderação é a chave. Se precisa perder peso, por exemplo, não pense que de uma hora para outra conseguirá se livrar de quilos que foram ganhos ao longo de muitos anos. Se levaram tanto tempo para se acumular porque pensa que levarão segundos para sumir? As mudanças são lentas mesmo ou então correrá o risco de prejuízos à sua preciosa saúde, e não é isso que quer para o ano que vem, certo?

Você leu durante o ano neste blog várias dicas de mudanças lentas, moderadas e duradouras que podem continuar sendo seguidas. Vamos fazer um resumo:

1. Conveniência. Muitos brasileiros almoçam ou passam a maior parte do dia fora de casa por isto a praticidade e a rapidez ao preparar e consumir alimentos torna-se importante. Nosso país tem uma vantagem: existem muitos restaurantes a quilo que são excelentes e onde podemos selecionar alimentos saborosos e ao mesmo tempo muito nutritivos. Mas se você sabe que não conseguirá chegar a um deles uma das opções é levar a sua lancheirinha. Faça pela manhã ou na noite anterior um sanduíche de pão integral, uma fonte de proteína (opções: queijo magro, requeijão light, ovo cozido, atum - escolha os conservados sem óleo - ou peito de perú light), algum tipo de folhoso (como alface, rúcula, agrião etc), dois vegetais (por exemplo alface e cenoura ralada ou abobrinha e beterraba...) acompanhados de uma fruta ou um suco fazem um almoço mais nutritivo do que um salgado ou um sanduíche hiper gorduroso de uma cadeia fast food.

2. Exercite-se com a família. O excesso de peso é um problema de todas as faixas etárias por isto inclua seus filhos, sobrinhos, pais e amigos nas atividades físicas. Encontre exercícios que possam ser feitos por todos assim você coloca o papo em dia, se diverte e ainda gasta calorias. Caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta, jogos de bola e até mesmo freqüentar uma academia pode se tornar muito mais eficiente e motivador se feito com as pessoas queridas.

3. Preocupe-se com a qualidade de alimentos que entram na sua casa. Se você trouxer chocolates e salgadinhos para casa irá comê-los, ou seus filhos irão comê-los. Se eles não estiverem na despensa alimentos mais saudáveis como frutas, sucos e iogurtes com baixo teor calórico e de gorduras serão consumidos com maior frequência.

4. Aprenda a olhar os rótulos dos alimentos. É importante que você leia o que diz na embalagem dos alimentos que consome. Compare as calorias, a quantidade de minerais, vitaminas e fibras e se não estiver entendendo ligue para a empresa.

5. Não faça dietas malucas. As atrizes da TV são lindas sim mas evite seguir as dietas propostas por elas. O melhor é procurar um nutricionista que personalizará um plano alimentar de acordo com suas necessidades. Afinal você não tem o mesmo tempo para gastar na academia nem o mesmo estilo de vida delas, não é?

6. Ao atingir seu peso saudável procure mantê-lo. As flutuações são muito desgastantes fisiologica e emocionalmente. Se precisar de mais ajuda procure também outros tipos de ajuda: uma terapia, uma filosofia ou até mesmo uma religião, não importa, em 2008 cuide da pessoa mais importante do mundo: você!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/