Notícias da semana

A Veja e a Folha de São Paulo publicaram duas reportagens interessantes esta semana. Confiram:

Veja - Obesos operam do estômago e voltam a engordar

Na revista desta semana, a gastroplastia (cirurgia do estômago) aparece novamente em destaque. A mesma começou a se propagar na virada da última década trazendo uma solução para a obesidade que parecia definitiva. Porém, passados 10 anos e quase 80.000 cirurgias, as primeiras estatísticas de longo prazo feitas no Brasil mostram que a cirurgia bariátrica, não é uma solução mágica. Segundo os dados da USP, um terço dos pacientes recuperou em sete anos bem mais peso do que o esperado. Atualmente são feitas no Brasil 25.000 cirurgias bariátrica por ano, sendo que 30% dos operados voltam a ter excesso de peso e 5% a 10% recaem na obesidade mórbida. Ou seja, a reeducação alimentar é fundamental assim como a prática de atividade física regular.

Folha de S. Paulo- Privação de chocolate causa efeito reverso

Se você reprime sua vontade de comer chocolate, cuidado! De acordo com a folha de São Paulo, uma equipe de psicólogos da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra, analisou 130 voluntários, divididos em dois grupos e descobriu que pessoas que reprimem essa vontade podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à ela. Os pesquisadores pediram aos participantes do primeiro grupo que reprimissem seus pensamentos sobre chocolate e aos do segundo, que os manifestassem em voz alta. Em seguida, distribuíram chocolate e perceberam que os que haviam contido o desejo comeram quase o dobro daqueles que haviam falado abertamente sobre sua relação com o alimento. Os estudiosos disseram que o trabalho ajuda a explicar por que algumas mulheres são mais propensas ao efeito "iô-iô", voltando a engordar depois de fazerem dieta rigorosa, em que cortam radicalmente vários alimentos. Também não vale ceder à tentação o tempo todo. Uma alimentação saudável e variada é fundamental para que consigamos não só controlar o peso mas também prevenir diversas doenças crônicas.

O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?

→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.

→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência  à azia, acne e irritabilidade.

→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.

Entenda tudo no curso online: https://bit.ly/AYURVEDA-AT

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags