Curiosidades da ciência da alimentação

Você já se perguntou porque chora ao cortar uma cebola ou como se livrar do hálito característico deixado pelo alho? Esta matéria é para você:

Por que quando duas pessoas comem alimentos carregados em alho, não conseguimos identificar o cheiro na outra pessoa? Por que é tão difícil se livrar do hálito após o consumo do alho?

Quando comemos alimentos ricos em alho, não notamos o odor das outras pessoas que também se alimentaram com o alimento porque nosso sistema olfatório fica saturado e nosso cérebro não recebe mais nenhum sinal para o odor do alho.

Agora se não tivermos comido vamos sentir o odor do outro de longe já que o alho contém compostos sulfurosos que alimentam bactérias da boca causando o mau hálito. Além disto estes gases sulfurosos também são produzidos nos intestinos após o consumo de alho e vagarosamente eliminados. Estes compostos sulfurosos são absorvidos, entram em nossa corrente sanguinea e atingem os pulmões, sendo eliminados pela boca juntamente com o gás carbônico.

Ou seja, se o seu parceiro não for consumir o alimento rico em alho, modere sua ingestão já que o odor pode ser mascarado mas dificilmente é eliminado completamente. Além de escovar os dentes você poderá mastigar um talo de salsa. Ajuda muito.

Por que choramos quando descascamos cebola?

Ao descascarmos a cebola, desprendemos uma enzima que estava contida dentro das células da cebola e que cataliza a produção de irritantes voláteis. A enzima converte aminoácidos sulfurados da cebola em ácido sulfênico. Este ácido é instável e acaba se rearranjando em uma forma que evapora e entra em contato com os olhos, irritando-o e causando uma queimação leve. Uma forma de amenizar o problema é dar uma aferventada na cebola com um pouco de água antes de cortá-la. A atividade da enzima será reduzida. Outra opção é deixar a cebola em um congelador por alguns minutos já que as baixas temperaturas também reduzem a atividade enzimática.

Fonte da imagem: http://www.anathenature.com/images/1178696097/Garlic-Onion.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/