Amamente e melhore o desenvolvimento de seu bebê

download.jpg

Apesar da aceitação geral de que as fórmulas infantis podem ser administradas para bebês antes do primeiro ano de vida, sua composição não é um correspondente idêntico ao leite materno.

O ideal de acordo com a organização mundial de saúde é que os bebês sejam amamentados exclusivamente até o 6º mês de vida e que, mesmo após a introdução dos alimentos complementares (arroz, legumes, feijão, frutas etc) a mãe continue amamentando até o 2º ano de vida. Isto porque o leite materno tem um poder alergênico muito menor do que o leite de outras espécies de mamíferos, uma vez que apenas o leite da nossa espécie têm as características apropriadas para nossos bebês.

As fórmulas infantis são feitas à base de leite de vaca em pó (muito alergênia) ou soja (sabia que 50% das crianças alérgicas ao leite de vaca também apresentam alergia à soja?). Além disso o leite materno fornece anticorpos que passam da mãe para o bebê protegendo-o contra diversas doenças.

Uma pesquisa recente mostrou ainda que, caso a mãe não possa ou não queira amamentar o bebê por mais tempo, a fórmula de substituição escolhida deverá conter ácidos graxos ômega 3. já que estes melhoram muito o desenvolvimento cerebral e visual das crianças. Outros estudos já haviam mostrado que o ômega-3 protege o bebê contra alergias, melhora o desenvolvimento infantil, alivia sintomas da desordem de déficit de atenção, e previne doenças oculares em diabéticos.

No novo estudo publicado neste mês a suplementação com ômega-3 aumentou a produção de músculos e também tornou a insulina mais eficiente. O ômega-3 também reduziu a produção de compostos inflamatórios. Tudo isto poderia ajudar na prevenção precoce da obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

No Brasil, os leites maternizados têm um conteúdo muito baixo de ômega-3. Ou seja, o melhor é mesmo amamentar. Porém a gestante também deverá ingerir fontes do importante ácido graxo (como peixes ou linhaça) para que seu leite seja rico no nutriente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/