Saindo da casa dos pais? Cuidado com o peso!

Recebo em meu consultório jovens que relatam um ganho considerável de peso após a saída da casa dos pais. A saída é gerada por diversos fatores como casamento, mudança de cidade para trabalhar ou estudar ou simplesmente a vontade de ter seu próprio canto.

Porém, a nova rotina de estudos, trabalho, família e contas a pagar trás novas responsabilidades que podem facilmente modificar os antigos hábitos alimentares ocasionando um ganho de peso de pequeno a grande.

Nesta fase é importante adotar uma atividade física prazerosa que o ajudará a queimar calorias e a combater o estresse. Aprenda a dividir melhor seu tempo para que a atividade física se encaixe nos seus novos horários. Cuidar do corpo, nem que seja por apenas 30 minutos diários o ajudará a utilizar seu tempo com maior eficiência. A alimentação adequada também é importante pois o deixará mais disposto e com mais energia para realiar suas tantas atividades.

A cobrança nesta nova fase da vida é grande porém indivíduos estressados e sem tempo para alimentação adequada e atividade física moderada correm mais risco de desenvolverem doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até osteoporose.

Se não tiver tempo para cozinhar opte por restaurantes por quilo que ofereçam opções saudáveis. Não faça do fast food um hábito. Apesar de baratos e convenientes a maioria de suas opções são ricas em gorduras e calorias.

Consulte um nutricionista para que ele sugira um cardápio individualizado e que atenda às suas necessidades. Enquanto o dia da consulta não chega incorpore alguns hábitos essenciais para todos:

- beba bastante água;

- tenha o hábito de consumir frutas e vegetais diariamente;

- diminua o consumo de guloseimas e refrigerantes;

- evite as bebidas alcoólicas;

- substitua os laticínios integrais pelos desnatados;

- troque meia hora que passa em frente a televisão ou computador por tempo equivalente praticando uma atividade física.

Fonte da imagem: www.bbc.co.uk/relationships/images/300/car.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/