O que são fitoquímicos?

Fitoquímicos são substâncias que agem no metabolismo secundário das plantas. O metabolismo primário é aquele essencial à sobrevivência da planta, como as reações de fotossíntese. Por meio do metabolismo secundário a planta produz óleos essenciais e fitoquímicos que protegem contra ataques de insetos e doenças dos vegetais.

Os fitoquímicos não são calóricos mas no corpo humano podem ter grande impacto devido a seu efeito protetor e terapêutico contra algumas doenças, incluindo vários tipos de câncer.

Classificação dos fitoquímicos (Bhattacharya et al., 2021)

Um dos fitoquímicos mais estudados é o licopeno, a substância que dá a cor ao tomate e à melancia e quem tem propriedades antioxidantes.

phytochemical structures

Os alimentos que fazem parte de nossa dieta (principalmente frutas e verduras) fornecem fitoquímicos. A cebola, por exemplo contém um fitoquímico (a alicina), que além de ser responsável pelo odor característico, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas.

CONHEÇA MAIS SOBRE AS PROPRIEDADES DOS FITOQUÍMICOS NO CURSO DE FITOTERAPIA - CLIQUE AQUI.

Torta de Cebola  (30 minutos / 8 porções)

Ingredientes:

Massa:

  • 2 xicaras de farinha de trigo integral

  • 1 xícara de farinha de trigo

  • 200 g de óleo de coco

  • 1 colher de chá de sal

  • 5 colheres de sopa de água

Recheio:

  • 2 colheres de chá de azeite

  • 3 cebolas grandes

  • 3 ovos

  • 1 caixinha de creme de leite light

  • 1 colher de chá de sal

  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Para a massa, misture a farinha de trigo integral, a farinha de trigo, o óleo de coco e o sal. Quando já estiver bem misturado, junte a água até que forme uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais com a massa em uma forma redonda, com fundo falso, de mais ou menos 22 cm de diâmetro. Reserve. Pré-aqueça o fogo por 30 minutos a uma temperatura de 200º.

Recheio: descascar as cebolas e cortar em pedaços pequenos. Se preferir, coloque em um multi-processador que fica no tamanho ideal. Refogue a cebola picada no azeite por 5 minutos. Bata os ovos, o creme de leite light e o sal no liquidificador por 1 minuto. Coloque a cebola refogada sobre a massa, depois adicione o creme e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Coloque no forno pré-aquecido e deixe assar por 30 minutos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/