A soja e a perda de peso

Estudo da Universidade de Illinois dá mais uma dica de como a soja pode contribuir para a perda de peso. Nesta pesquisa foram comparados os efeitos da proteína de soja hidrolisada com os níveis de leptina no organismo. A leptina é um hormônio produzido em nosso tecido adiposo e tem a propriedade de sinalizar ao nosso cérebro quando estamos satisfeitos e devemos parar de comer.

Neste estudo o que aconteceu foi uma aceleração do metabolismo e não uma menor ingestão de alimentos. Estes resultados foram colhidos através da implantação de cânulas nos cérebros de camundongos. Durante duas semanas os animais receberam injeções de proteína hidrolisada. Além disso tinham acesso livre à água e alimento. Todos os ratos perderam peso mesmo sem a redução da injestão alimentar demonstrando que os peptídeos de soja interagem com receptores no cérebro. Os investigadores acreditam que as proteínas da soja contenham substâncias anorexígenas que melhoram a saciedade assim como peptídeos que aceleram o metabolismo. Mais estudos são necessários para entendermos melhor a relação soja x emagrecimento.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags