10 formas de aumentar seu consumo de cálcio

O cálcio é um mineral importante para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, ainda auxilia o funcionamento de músculos e nervos. Como nosso corpo não pode produzí-lo, devemos ingerir alimentos fonte do mineral diariamente, já que sua deficiência pode eventualmente causar osteoporosose. A recomendação media para adultos com idade entre 18 e 50 anos é de 1000 miligramas de cálcio por dia, já para adultos a partir de 51 anos, a recomendação é de 1200 mg/dia.
As melhores fontes do mineral são os laticínios. Um copo de leite ou iogurte contém cerca de 300 miligramas de cálcio e cada fatia de 30 gramas de queijo, aproximadamente 200 mg.
Porém, o consumo de laticínios não deve ser exagerado já que os mesmos também fornecem calorias e gordura, que podem se transformar em quilinhos extras. Para que isso não ocorra, 325 mg de sardinha contém 90 mg de cálciocomo hortaliças verdes escuras. Uma xícara de espinafre contém 250 mg de cálcio, uma xícara de brócolis contém 80 mg e, 325 mg de sardinhas ou 180 mg de salmão contém cerca de 90 mg.s almost 100 milligrams.

Abaixo algumas dicas para aumentar o consume de cálcio:

1. Consuma feijão diariamente;
2. Inclua uma porção de queijo magro em sua salada ou sopa;
3. Leve um iogurte para o trabalho, faculdade ou academia e sabore-o no intervalo;
4. Adicione leite ao chá ou café durante o café da manhã;
5. Prefira cereais fortificados com cálcio;
6. Adquira o hábito de consumir nozes e castanhas;
7. Prepare tortas e massas (como lasanha) com folhosos de cor verde escura;
8. Adicione aveia à sua vitamina;
9. Substitua nas receitas o creme de leite por leite desnatado;
10. Considere junto à seu nutricionista a possibilidade de consumo de um suplemento, caso não esteja atingindo as necessidades diárias.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/