Suplementos durante a gestação

Suplementos não são substitutos da dieta. Consulte seu nutricionista.

Suplementos não são substitutos da dieta. Consulte seu nutricionista.

Você sabia que nem todos os suplementos são adequados nem recomendados durante a gestação. Multivitamínicos e minerais podem parecer inofencivos mas podem causar danos aos fetos. Ao contrário das suplementações de ferro e ácido fólico, que previnem partos prematuros, baixo peso ao nascer, morte perinatal e defeitos do tubo neural, outros suplementos só devem ser ingeridos após avaliação médica e nutricional.
A vitamina A, por exemplo, quando em excesso pode causar lesão obstrutiva do ureter fetal e má formação do trato urinário. Já a hipervitaminose D pode causar hipercalcemia fetal com retardo do crescimento, estenose aórtica, além de deposição de cálcio no cérebro e em outros órgãos.

Suplementação para um bebê saudável

A suplementação na gravidez varia para cada mulher e deve ser prescrita e avaliada durante a consulta, a partir da anamnese, resultado de exames, sinais e sintomas. Mas, de forma geral, a mulher deverá utilizar vitamina D, metilfolato, ômega-3, probióticos e um suplemento multivitamínico específico para esta fase da vida. Muitas mulheres também beneficiam-se do uso da melatonina.

Moro hoje fora do Brasil mas se desejar pode marcar comigo uma consultoria online.

AGENDE SUA CONSULTA

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags