Café da manhã

Quinoa-Breakfast-Bowl-2.jpg

Todo mundo já ouviu falar: o café da manhã é a refeição mais importante do dia já que fornece ao corpo energia para repor nutrientes utilizados durante o jejum noturno enquanto estamos dormindo.

Existem estudos mostrando que o café da manhã também melhora a concentração no trabalho ou nos estudos, além de contribuir para a manutenção do peso saudável (é claro, se alimentos certos forem consumidos e na quantidade adequada).

Para algumas pessoas esta é uma refeição essencial também porque é o único horário onde alimentos riquíssimos em cálcio (como o leite, o iogurte, a coalhada e queijo, sementes ou suco verde) estão presentes.

As fibras, essenciais para o bom funcionamento intestinal e para o controle do colesterol, também podem fazer parte desta refeição na forma de frutas, sementes, grãos integrais ou batata doce. 

Alguns itens devem ser evitados no café da manhã, já que são ricos em gordura saturada ou hidrogenada, que aumentam o risco de doenças cardiovasculares: bolos prontos ou com recheio e cobertura, doughnuts, waffles, carnes processadas.

É claro, algumas pessoas acordam com mais fome e outras com menos fome e isto também precisa ser respeitado. Ninguém melhor do que você para saber como seu corpo sente-se melhor. Compare os dias que comeu com os dias que não comeu pela manhã. Compare os dias que comeu pão com o dia que comeu ovo. Perceba-se, respeite-se e terá muito mais vitalidade e bom humor durante o dia.

Bonnapetit!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags ,