Alimentação da mulher

shutterstock_300219482.jpg

A alimentação da mulher varia de acordo com a faixa etária: infância, adolescência, maturidade e velhice. Independente da fase uma coisa é certo: uma dieta balanceada pode melhorar a qualidade de vida a curto e a longo prazo. Até os 6 meses a OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo. A partir daí uma dieta nutritiva garantirá um desenvolvimento psicomotor e social ótimos para o lactente. Uma apostila maravilhosa para pais de crianças de 0 a 2 anos é a "Dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de 2 anos", publicada pelo Ministério da Saúde.

A partir desta idade a alimentação deve conter menos gordura, principalmente as saturadas e as gorduras trans. O Ministério divulgou este ano o "Guia alimentar para a população Brasileira". Este guia descreve a importância de cada grupo de alimentos e responde a questões acerca das recomendações alimentares. Também dá foco aos alimentos in natura e minimamente processados.

Pré-adolescentes devem ser encaminhadas a um nutricionista quando surgirem as primeiras dúvidas sobre peso e dietas visto que restrição alimentar nesta fase pode prejudicar o crescimento e a maturação sexual, devendo, se for o caso, ser criteriosa. Mulheres adolescentes e adultas podem sofrer de diversos problemas, muitas vezes associados ao estilo de vida moderno, como obesidade, hipertensão, gastrite, TPM dentre outros.

SUPLEMENTOS USADOS NA EUROPA PARA TRATAMENTO DA TPM

Mulheres idosas podem sofrer também destes e outros males como a menopausa, a osteoporose e doenças degenerativas do sistema nervoso. Dietas milagrosas não existem. A reeducação alimentar ajuda a corrigir várias destas condições. Procure ajuda em uma clínica que ofereça atendimento multidisciplinar incluindo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, educadores físicos etc.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags